• Pitter Lopes

Coronavírus: Seu impacto nas empresas locais e dicas de marketing.



O surto do novo coronavírus, também conhecido como COVID-19, atingiu a cadeia de suprimentos e as redes de logística, bem como o movimento do varejo, repercutindo fortemente nas economias locais.


Segundo estudo da Fundação Getulio Vargas, o PIB brasileiro pode recuar 4,4% em 2020. Para o banco Itaú, se a economia brasileira sofrer uma paralisação tal qual ocorreu na China durante as quarentenas impostas, o PIB pode cair 0,7% neste ano.

Em reconhecimento ao impacto no setor de varejo, decidimos nos esforçar para apresentar orientações e salientar que por mais que o cenário seja difícil devemos ter consciência que podemos aprender muito com isso.


Mantenha-se seguro e informado.


Fique atualizado sobre a situação, acompanhando as fontes oficiais como o Ministério da Saúde e órgãos municipais,


É importante manter-se informado sobre todos os desenvolvimentos, para que você possa responder rapidamente às alterações que podem afetar você ou sua empresa.


Proteja a saúde e a experiência de seus clientes


Seja proativo para informar seus clientes sobre as medidas adotadas por sua empresa para garantir a saúde e a segurança deles.


Se seu estabelecimento está situado em uma área de tráfego elevado, comunique as medidas que estão sendo adotadas, juntamente com seus próprios esforços por meio dos seus canais de comunicação.


Se sua empresa tem um sistema de Gestão Comercial com os contatos dos clientes, considere usar o WhatsApp para facilitar essa comunicação.


O cliente em primeiro lugar


Para criar boas estratégias de marketing de relacionamento, é necessário saber quais são as necessidades dos seus clientes.


Para isso, é essencial ter um canal de comunicação direta, como as redes sociais e o SAC.


Usar esses canais frequentemente a fim de auxiliar seus clientes em quaisquer dúvidas, comunicá-los sempre que há alguma atualização no sistema.


Receber feedbacks dos seus clientes constantemente é a melhor maneira de criar relação duradoura e dependência dos seus clientes com sua empresa.


Atente-se à qualidade dos produtos


Invista em constantemente em informação aos seus clientes. Com a ampla concorrência presente no mercado, os consumidores estão cada vez mais exigentes.


Procure deixar sempre na mente do seu cliente não só as vantagens que o Software entrega a empresa, mas também o suporte prestativo que você o entrega.


Manter o seu cliente satisfeito é a chave para criar um vínculo de fidelidade e fazer a sua empresa crescer.


Tenha metas


As metas ajudam a traçar o caminho da sua empresa. É a melhor forma de conquistar um grande desempenho e motivar a sua equipe, além de fazer com que as vendas cresçam em pouco tempo.


Tenha objetivos para curto, médio e longo prazo. Mas claro, trace metas palpáveis e que não sejam impossíveis de alcançar.


Para manter seus funcionários motivados, dê recompensas quando o objetivo for atingido.


Conclusão


É muito importante estar atendo o que ocorre no cenário externo da empresa para que seja tomada ações de acordo com o que está acontecendo no mercado e que virá a acontecer.


Estar atualizado no mercado e ter a empresa no cenário digital auxilia muito na manutenção e na conquista de novos clientes. Empresas que só usam um canal de comunicação com seus clientes, que tenham uma postura offline no mercado tende a sofrer muito mais com crises.


Fica claro como é precisa sempre atualizar a empresa e entender muito o seu cliente para sempre estar a frente.


Embora o caminho a seguir possa parecer longo, acreditamos que juntos seremos capazes de superar as dificuldades agindo com cuidado e ajudando uns aos outros.

Gostaríamos de pedir a todos que se mantenham seguros, tomem precauções sensatas e protejam-se em primeiro lugar.




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo