• Heverton Farias

Como Evitar Roubo e Furtos em Sua Loja: 8 Dicas Simples que podem ser usadas hoje ainda.

Dicas Simples para Evitar roubos em sua Loja

No Brasil, perdas no comércio associadas a roubos e furtos provocam um prejuízo de cerca de 2,25% do faturamento líquido dos estabelecimentos varejistas, contabilizando perdas de mais de 1 bilhão de reais.  Os dados são do estudo anual do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR).


Vamos tratar de um assunto muito delicado e, infelizmente, recorrente aos varejistas do Brasil, estou falando de situações de roubo ou furto.


Apesar do assunto incomodar a todos nós é preciso reservar um tempo para analisar a situação e aplicar ações no negócio para evitar esse tipo de situação.


Mas não se preocupe pois listaremos 8 dicas simples e eficientes que irão te ajudar a evitar roubos ou furtos, se porventura seu comércio nunca foi roubado (e espero que não seja) as dicas servem para aumentar ainda mais a sua segurança.


Então vamos lá?


1 - Encontre seus pontos vulneráveis


você como dono do seu negócio o conhece muito bem. Por isso a primeira coisa que você deve fazer é identificar pontos em seu comércio extremamente propícios para furtos ou roubos, ou seja, locais que facilitaria as ações de pessoas com más intenções.


- Procure áreas com monitoramento ineficiente, e que são de difícil visão para você.


- Procure também identificar os itens mais leves e onde estão expostos. Esses locais facilitam ações de furtos?


- Seus produtos de maior valor, estão posicionados em locais de fácil visualização?


2 - Procure deixar tudo bem visível


Depois que você identificou locais de vulnerabilidade é hora de tomar algumas ações para deixar esses produtos mais visíveis.


- Você pode começar mudando-os de lugar.

- Pode também instalar espelhos específico, que lhe garanta uma visualização mais ampla.

- Busque deixar os produtos expostos de tal modo que rapidamente você note a falta dele.


3 - Tenha uma equipe disposta a te ajudar


Seus funcionários são peças importantes para te auxiliar neste aspecto. Tenha um bom relacionamento com os mesmos e procure orientá-los a dar sinais específicos caso haja um comportamento fora do comum.


Ter uma equipe compromissada é importante para não só ótimas vendas, mais também para te ajudar a evitar prejuízos com roubos.


4 - Comprimente e faça contato visual com todos que entrarem na loja


Peça que todos da sua equipe sempre comprimente os clientes e olhe nos olhos dos mesmos. Quem tem o objetivo de furtar ou roubar gosta de se locomover sigilosamente na loja.


Além de evitar roubos e furtos o cliente se sente acolhido quando recebe um boa tarde de um funcionário com sorriso no rosto.


5 - Sempre tenha a gestão de seu estoque em dia


Ter o controle do seu estoque não só te garante competitividade como também informações que podem te dar conhecimento de furtos por parte de funcionários, que inclusive sabemos que é raro esse caso.


Porém é importante ter um sistema de Gestão Comercial que lhe proporciona maios conforto com relação a estoques, vendas e cancelamentos em mãos.


6 Câmeras de segurança


Ter equipamentos que monitore todo o movimento da sua loja diariamente e que lhe é possível ter acesso rápido é sem dúvida uma ferramenta para evitar incidentes como roubos e furtos.


Uma dica legal é, caso não tenha condição de financiar algo do tipo uma placa dizendo "sorria, você está sendo filmado" já ajuda bastante. Afinal o meliante não sabe se de fato é verdade, e na maioria das vezes ele nem vai procurar saber, pois acredito que ele não quer ser reconhecido em câmeras por ai. Não é verdade?


Dicas Extras, mas não menos importantes:


7 - Implementar mecanismos de segurança no seu Sistema Comercial


Muitos comércios bloqueiam as operações de cancelamento de vendas no sistema, fazendo com que somente o gerente ou supervisor de caixa possa efetuar a operação.


Ao efetuar o cancelamento geralmente o responsável informa a sua senha manualmente, após fazer isso repetidas vezes ele corre o risco de ter a sua senha descoberta.


Para resolver este problema, sugerimos o uso de um cartão criptografado com a senha.


Sendo assim o gerente ou supervisor não precisará informar a senha manualmente, o mesmo irá apenas ler o cartão antes de efetuar a operação, tornando-a mais segura.


8 - Visualização fácil dos registros de cancelamento.


Um alto índice de cancelamentos de vendas pode alertar para possíveis fraudes no seu ponto de venda.


Ter acesso rápido a essas informações é fundamental para identifica-las.

Criar relatórios diários e analisar essas operações todos os dias fazem parte da rotina de todo comerciante.


Existem maneiras de simplificar o processo, adotando um sistema que traga essas informações de forma rápida, prática e se possível levando-a até você.

Smartphones são ferramentas inseparáveis hoje em dia, não é mesmo?


Por isso é recomendável que se busque um sistema de Gestão que ofereçam aplicativos BI, para que se possa ter informações relevantes da sua empresa a todo momento na palma da sua mão.



E ai, gostou do nosso artigo?


Comente abaixo se alguma história e compartilhe com amigos para os ajudar.

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo