• Pitter Lopes

ERP: Saiba tudo que é necessário neste guia simples de entender.




Então você ainda não sabe exatamente o que é um ERP? Saiba logo de início que é um elemento essencial para você que está iniciando um empreendimento.


E para você que já tem um sistema em sua empresa entenda como ele pode potencializar o seu resultado.


Ao iniciar um planejamento de negócio todo empreendedor terá que conferir uma série de ferramentas e itens fundamentais para começar o seu negócio.


E observando este planejamento fica em evidência algumas ações necessárias para o start do negócio.


Entre muitos itens a serem anotados pelo empreendedor pode acontecer dele se esquecer em providenciar ferramentas que irão lhe ajudar num planejamento mais completo.


Numa coleta de dados para análises do desempenho da empresa como contas a pagar, receber, vendas, estoque, contabilidade, notas fiscais e inúmeros outras questões que devem ser acompanhadas diariamente.


Então é aqui que entra o ERP, uma solução tecnológica e fundamental para qualquer negócio que quer se manter competitivo no mercado e atender as reais necessidades dos clientes.


Então o que é o ERP e como ele pode te ajudar? O sistema de gestão empresarial está no topo dos elementos de tecnologia voltados exclusivamente para melhorar a gestão completa do negócio.


Leia este artigo até o fim e tome conhecimento em detalhes sobre o que é ERP, onde e como este tipo de sistema vai poder lhe ajudar e toda a relação custo x benefícios deste investimento primordial para a vida do seu negócio.


O que é ERP?


Indo direto ao ponto é um Sistema Integrado de Gestão Empresarial, e sua sigla significa “Enterprise resource Planning”.


Descomplicando: é um software especificamente corporativo que tem como objetivo facilitar o controle de praticamente todas as informações da empresa.


O ERP integra dados, recursos e processos de diversas áreas do seu empreendimento como vendas, contabilidade, fiscal, finanças, estoque, compras, funcionários, entre outras.


Na prática o ERP possibilita, também, ao empreendedor a mensuração completa de todas as informações da sua empresa.


Garantindo-lhe informações que lhe darão base para montar estratégias de vendas, de relacionamento, de custos e muito mais.


É importante deixar evidenciado aqui que delegar um software de gestão achando que o mesmo é custo inútil para a empresa pode acarretar em falência a curto prazo.

E o uso de ERP gratuitos de início pode ser “econômico” mas saiba que entregar seus dados a um ERP que você não sabe quem o criou compromete as suas informações internas, e além desse risco não te garante suporte quando você mais precisa.

Conceito do que é um ERP


Normalmente ao iniciar um empreendimento naturalmente pensamos no fato do mesmo poder ser escalável, render lucros, colaborar com a melhora do nosso país, gerar empregos e tudo mais.


Logo em seguida é essencial procurar realizar o planejamento, afinal sem metas alcançáveis e sólidas é complicado aplicar tempo e dinheiro em alguma coisa.


E não menos importante você deve focar em organização.

Convenhamos que a organização da sua empresa e o controle dela é fundamental para conquistar os objetivos almejados, independente da fase da corporação.


O fato de admitir que a organização é elemento fundamental para o sucesso da sua empresa, seja ela de qualquer porte, você pode se considerar a frente de boa parte dos empreendedores - normalmente eles tomam ciência disso momentos antes de quebrar.


“Segundo o Sebrae, 24,4% das micro e pequenas empresas foram fechadas em menos de dois anos. O percentual aumenta, se mudarmos o prazo para quatro anos: 50% delas fecham as portas.”

Há poucos anos atrás essa organização era feita inicialmente por meio de planilhas contábeis, de estoque, do financeiro, das contas a pagar e a receber.


Porém a tecnologia deu acessibilidade a ferramentas que simplificou e barateou todo esse processo que antes eram manuais.


E por se tratar de ser totalmente manual a possibilidade de haver erros eram enormes.


Sendo assim aconselho a aquisição de um software ERP antes que sua empresa ganha um volume de vendas e processos.


Pensando assim você evitará processo de transição num momento que você deveria estar preocupado em aumentar vendas, gerenciar estoque, gerenciar a contabilidade e não se encontrar num processo de adaptação de algo que deveria está implantado na empresa desde o seu primeiro dia de trabalho.


Entenda a importância do ERP:


  • O ERP te entrega dados precisos e reais de qualquer período histórico da sua empresa.

  • O ERP te garante informações sobre todos os processos da sua empresa. Com essas informações você terá muita base para gerir seu negócio com mais precisão.

  • Com um ERP essas informações estarão contigo em qualquer lugar e a qualquer horário, basta ter um notebook ou smartphone ao seu lado.

  • O ERP te garante segurança de informações. Todas as suas informações num ambiente em nuvem, totalmente protegido de pessoas - diferente quando se coloca essas informações em cadernos e em planilhas, por exemplo.

Conceito de ERP


Dito tudo isso e agora conceituando o ERP espero que você consiga entender que ele é um sistema de gestão que te proporciona fácil acessibilidade, é integrado às principais áreas de gestão da empresa e te garante total segurança aos seus dados empresariais.


Importante salientar que tendo acesso às informações organizadas pelo software te garante tomada de decisões que são importantes para alavancar vendas, investir em estoque, controle financeiro e muito mais.


Significado do ERP


Uma empresa, mesmo sendo uma pequena empresa, conta com diversas áreas diferentes, como por exemplo, setor de estoque, setor de produção, expedição, contabilidade, gestão financeira, tributação e notas fiscais, contas a pagar e a receber, entre outras.


O que você deve saber, ou desconfiar, é que todas as áreas precisam trabalhar em conjunto com informações compartilhadas entre si. Formando assim engrenagem que fazem com que toda a sua empresa funcione perfeitamente.


Você como empreendedor, e gestor, precisa ter informação de todas essas partes, porém é importante você ter conhecimento de como todas estão funcionando.


E você precisa garantir que todas as áreas da empresa compartilhem informações e trabalhem unidas.


Para solucionar esse problema é onde o ERP te auxilia também. Você vai precisa automatizar todo esses processos fundamentais. Automatizado, você consegue otimizar e ganhar tempo, terá maior precisão de dados e informações.


Importante: terá conhecimento de desperdícios e poderá trabalhar para reduzir os mesmos, por exemplo.

Ou seja, integração está intimamente relacionado a automação. Todas as áreas da sua empresa trabalharão totalmente integradas, com dados integrados e todos sob uma única plataforma que atenda totalmente as necessidade de gestão da empresa.


Cuidado com ERP Grátis.


Foi até dito logo acima os riscos de ter um ERP gratuito. Aqui resolvi falar um pouco mais sobre esses sistemas.


Você precisa entender que um simples smartphone já integra diversas áreas da sua vida, incluindo não só pessoal como profissional, então não pode ser diferente com a sua empresa.


O investimento em tecnologia para manter a sua empresa em crescimento e organizada, não precisava nem ser dito isso para você, é fundamental.


Quando precisamos lidar com custos, ainda mais quando estes custos estão relacionados a tecnologia, ainda há um conceito errado de que é preciso buscar o grátis ou o mais barato no mercado.


E todos nós sabemos que o barato sempre sai mais caro, principalmente quando estamos falando de um empreendimento.


Levamos tempo nos organizando, planejando, procurando investimento, pessoas e na hora de gerenciar a empresa não vamos dar a devida atenção?

É claro que a busca por alternativas mais econômicas é primordial para o seu negócio.


Mas pense muito bem antes de tentar economizar numa ferramenta de tamanha importância para a sua empresa, principalmente olhando a longo prazo.


Estamos falando aqui de um sistema de gestão que irá automatizar vários processos da empresa, otimizando-os, diminuindo erros humanos.

Não vale a pena investir em algo gratuito se você realmente quer jogar o jogo do mercado.


Se você quer sair na frente, quer se posicionar competitivo num mercado que hoje é global e conectado por inúmeras ferramentas tecnológicas que facilitam não só o processo interno da empresa como a relação com os clientes.


Um ERP gratuito a princípio pareça ser bastante vantajoso quando você realmente quer economizar.


Porém por se apresentar com recursos limitados, falta de personalização e eficiência ele pode lhe causar dores de cabeça no momento que você mais precisará atender seu cliente.


Um sistema de gestão gratuito tem uma característica de ferramentas generalizadas, não estão sendo atualizados constantemente, apesar de o intuito é ajudar as pessoas.


Porém a experiência que temos é que a eficiente é ruim, e todos que já usaram um software gratuito tiveram que migrar para um pago para ter suporte, atualização, treinamento entre outros fatores que são desconsiderados quando optam por um sistema de gestão grátis.


Por fim, orientamos que busque a solução ideal para a sua empresa e não para você.


Sistema ERP: Por que adquirir um?


Agora que você já tem bastante conhecimento relacionado a um ERP, acredito que você tenha a resposta para essa pergunta. Não é verdade?


Mas será que tudo que foi dito é suficiente para você implementar um sistema de gestão na sua empresa?


Vou aqui explorar outros pontos. Meu objetivo aqui é ser honesto.

É de fato te orientar de verdade.


O ERP é um elemento importante, principalmente se você está iniciando ou se tem uma pequena e média empresa, pois auxilia na organização da sua empresa.


Isso a deixa muito mais competitiva no mercado, disponibiliza para você e para os gestores uma visão estratégica real e objetiva.


Isso significa, inclusive, que você e seus gestores poderão fazer uma distribuição de recursos assertiva.

Otimizar diversos processos e realizar um direcionamento correto dos investimentos, logo, a administração será bem mais precisa.


Representando assim menos desperdícios, maior competitividade, controle de prazos, redução de custos, melhor aproveitamento dos recursos humanos e funcionais, assegurar entregas de qualidade, aumento de eficiência e produtividade, inteligência de dados entre outros tantos benefícios fundamentais para a sobrevivência da sua empresa.


Um ERP descomplica toda rotina


Um software ERP estimula otimização de tempo e muito economia de recursos. Os sistemas de gestão conseguem descomplicar toda rotina de uma empresa.


A realidade é que no dia a dia as empresas possuem um fluxo de informações específicas que precisam muito de controle. O ERP consegue centralizar todas essas informações em um único lugar, numa plataforma, melhorando o fluxo de dados corporativos proveniente de todo o trabalho diário da empresa.


A principal vantagem do uso de um ERP é eliminar duplicidades e minimizar erros humanos. Evitar atrasos e favorecer o fluxo de trabalho como um todo.


Um gestor que pensa a longo prazo, que deseja verdadeiramente o sucesso da sua empresa, com certeza precisa pensar em ter um sistema de gestão empresarial adequado.


Por que as pequenas empresas DEVEM ter um ERP?


Para início de conversas empresas atuais já iniciam investindo em sistemas de ERP,

pois sabem que para seu negócio ser valorizado num mercado altamente competitivo é preciso estar atendo as tecnologias que otimize os principais processos de gestão da empresa e agiliza o processo de compra dos clientes.


No entanto é preciso ter cuidado ao escolher o ERP adequado às necessidades reais da sua empresa num ambiente de mercado que muda a todo momento.


Por isso a HERA Sistemas busca entregar um software de gestão adequado a realidade do varejista.


O Software Gestão Fácil, por exemplo, conta com diversos módulos que conseguem contemplar as principais funcionalidades e processos desde pequenas empresas a grande empresas - para conhecer nosso sistema consulte um consultor aqui em nosso site.


Ao ler completamente este texto agora você sabe o que é um ERP e seus benefícios, sabe a importância de escolher um software que se adeque a real necessidade da sua empresa.


Muitos empresários pagam sistemas ERP complexos, com ferramentas que não são de utilidade para ele.


Confira algumas funcionalidades do nosso sistema.


  • Gestão Financeira;

  • Gestão de Estoque;

  • Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas;

  • Contabilidade;

  • Controle de Acesso;

  • Orçamento e Vendas;

  • Gestão de Clientes;

  • Crediários;

  • Grades;

  • Pague X, leve Y, e etc.


A aquisição de um software ERP para a sua empresa é importante e você não pode buscar por soluções gratuitas num assunto tão crucial para a sobrevivência do seu negócio.


Gostou do artigo, tem alguma opinião? Comente abaixo.

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo