top of page
  • Foto do escritorHeverton Farias

Leitura Biométrica no Gestão Fácil PDV, conheça 3 benefícios desta integração.


Introdução

A evolução tecnológica tem impactado significativamente a forma como os negócios operam, especialmente no setor de varejo. Um exemplo disso é a adoção de sistemas de ponto de venda (PDV) avançados, que visam melhorar a eficiência das transações e a experiência do cliente. Nesse contexto, a integração de leitores biométricos, como os oferecidos pela Control ID, representa um avanço crucial na garantia de segurança e autenticação confiável para operadores e fiscais de caixa. Este artigo explora os benefícios e a segurança da integração de leitores biométricos no Gestão Fácil PDV.


I. Integração de Leitores Biométricos no PDV

A integração de leitores biométricos no sistema de ponto de venda Gestão Fácil PDV oferece diversos benefícios que otimizam a gestão de transações e o controle de acesso. Com a utilização de dados biométricos únicos, como impressões digitais, o processo de identificação se torna mais rápido, preciso e conveniente. A integração pode ser realizada através de um software que conecta o leitor biométrico ao PDV, permitindo que os operadores e fiscais de caixa se autentiquem de maneira segura e eficaz.


II. Benefícios da Integração Biométrica

  1. Autenticação Segura: A segurança é uma prioridade em qualquer sistema de PDV. Senhas e cartões de identificação podem ser comprometidos, mas características biométricas como impressões digitais são únicas e extremamente difíceis de falsificar, garantindo uma autenticação altamente segura.

  2. Eficiência Operacional: A autenticação biométrica é rápida e não requer que os operadores e fiscais de caixa lembrem senhas complexas ou carreguem cartões adicionais. Isso reduz o tempo necessário para acessar o sistema e realizar transações, melhorando a eficiência operacional.

  3. Prevenção de Fraudes: A integração biométrica dificulta a ocorrência de fraudes, como "suplantação de identidade". Isso evita que indivíduos não autorizados acessem funções restritas do PDV, como descontos especiais ou reembolsos.

  4. Rastreabilidade: A identificação biométrica de operadores e fiscais de caixa permite um rastreamento mais preciso das atividades realizadas no PDV. Isso é especialmente útil em casos de auditorias ou investigações internas.

III. Segurança da Leitura Biométrica

  1. Proteção de Dados: Os dados biométricos não precisam ser armazenados em formato de imagem. Em vez disso, um algoritmo matemático converte as características biométricas em um código único, chamado de "template". Isso garante que as impressões digitais, por exemplo, não possam ser reconstruídas a partir dos templates armazenados.

  2. Encriptação: Durante a transmissão dos dados biométricos entre o leitor e o sistema PDV, é crucial utilizar protocolos de criptografia robustos. Isso previne que os dados sejam interceptados por terceiros mal-intencionados.

  3. Armazenamento Seguro: Caso haja a necessidade de armazenar os templates biométricos, é vital utilizar métodos de armazenamento seguro, como criptografia e segregação dos dados em servidores protegidos.



Como Utilizar no Gestão Fácil?

  1. Comprar o Leitor Biométrico iDBio da Control iD: Equipado com o que há de mais avançado em tecnologia óptica, o Leitor Biométrico iDBio permite capturar impressões digitais com alta qualidade e precisão. Por meio de um prisma especialmente projetado, é capaz de obter imagens nítidas nas condições mais adversas (como dedos muito secos ou molhados e incidência de luz solar).

  2. Instalar o Leitor Biométrico: Para fazer o melhor uso do Leitor Biométrico da Control iD, recomendamos baixar e instalar o driver USB do mesmo clicando neste link.

  3. Cadastrar as digitais dos usuários: O Gestão Fácil permite cadastrar até 3 digitais dos usuários, basta ir até Segurança -> Usuários e clicar no botão de Alterar ou Cadastrar novo usuário, após isso basta clicar em "Coletar", uma tela irá se abrir enquanto o usuário posiciona o dedo sobre o leitor, após ouvir um "bip", a tela irá se fechar e o campo ficará verde com o seguinte texto "Biometria Coletada", após isso basta enviar carga para os PDV's.


Como funciona no Gestão Fácil PDV?

Ao efetuar qualquer operação que não tenha permissão o usuário se depara com a Tela de Auditoria (exemplo abaixo), caso o usuário queira fazer a liberação por Biometria ele precisará pressionar a tecla F1 e posicionar o dedo sobre o leitor, se o mesmo tiver permissão para executar a operação ela será executada, caso contrário uma mensagem de alerta será exibida.



Tela Auditoria:


Tela Leitura Biométrica:



Conclusão

A integração de leitores biométricos no sistema do Gestão Fácil PDV representa um passo importante em direção à segurança avançada e à autenticação confiável. Além de aprimorar a experiência do usuário, a autenticação biométrica oferece uma camada adicional de proteção contra fraudes e acessos não autorizados. No entanto, é fundamental implementar práticas de segurança rigorosas para proteger os dados biométricos e garantir a conformidade com as regulamentações de privacidade. Com essa abordagem, a HERA Sistemas demonstra seu compromisso com a inovação e a segurança na gestão de transações varejistas.


173 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page