top of page
  • Foto do escritorPitter Lopes

5 Estratégias para Aumentar Vendas no Varejo



Seja muito bem vindo ao artigo onde iremos citar 5 dicas de como aumentar as vendas no varejo.


Importante deixar claro que todas as dicas têm base em estudos sobre análise do comportamento do consumidor dentro do ambiente comercial, tendo como objetivo aumentar o ato de compra.


Aplicar essas técnicas diretamente em seu ponto de venda é uma das melhores estratégias para aumentar as vendas no seu estabelecimento.


Selecionei 5 dicas que são capazes de impulsionar suas vendas.


O que você vai ler neste artigo:


5 estratégias para aumentar vendas no varejo, são elas:

  • De acordo com o comportamento do cliente, melhore o layout da sua loja

  • Posicione produtos estratégicos na altura dos olhos

  • Utilize marca própria

  • Fidelize seu cliente

  • Cross Merchandising


1 - De acordo com o Comportamento do Cliente, melhore o layout da loja


Já reparou que, na maioria dos supermercados, a padaria fica bem no fundo da loja, bem como o açougue?


Isso acontece porque o pão é a carne são itens de consumo diário, presente em quase todas as compras.


Dessa forma, o comprador terá que passar por diversos outros produtos antes de chegar a estes setores, o obviamente a chance do cliente realizar diversas comprar antes de chegar é grande.


Atualmente, você consegue mapear comportamentos internos nas lojas com Software de Gestão, como o Gestão Fácil, que permite que você mapeie o fluxo de clientes em sua loja para detectar zonas mortas e zonas de calor.


Por exemplo, existe um setor que sempre gera venda constante, é interessante pegar esses dados e posicionar produtos que sejam interessante de setor distingo e aumentar assim as vendas.


2- Posicione produtos estratégicos na altura dos olhos


A exposição de produtos na gôndola de um supermercado deve ser feita sempre de maneira assertiva. Deixar as mercadorias expostas dentro do campo visual dos clientes faz com que a percepção deles seja mais rápida.

No caso de promoções e ofertas, o ideal é colocá-las nas pontas das gôndolas.


Outra estratégia para aumentar as vendas no varejo por meio do posicionamento dos produtos nas prateleiras está ligada à observação do comportamento dos clientes durante a compra e sua interação com a gôndola.


A cada nova disposição dos produtos, deve ser feita uma medição dos resultados para avaliar se seus efeitos foram mesmo positivos.





3- Utilizar marca própria é interessante


Ao contrário do que muitos pensam e praticam, as marcas próprias estão entre as estratégias para aumentar vendas no varejo de produtos de qualidade, e não de “genéricos” baratos.


Marcas próprias funcionam bem para o estabelecimento de varejistas que prezam pela qualidade e pelo bom atendimento e, com isso, agregam esse posicionamento à marca própria que vendem.


O que acontece é que, na maioria das vezes, esses produtos são fornecidos pelos próprios fabricantes de outras marcas de qualidade que estão à venda na loja.


Apenas muda a embalagem para uma com a marca do varejista e, em alguns casos, há uma leve mudança na formulação do produto.


Como o varejista não tem gastos com a publicidade e a propaganda desse produto e opta por uma embalagem menos custosa (porém ainda esteticamente atraente), pode vender mais barato.


Dessa forma, seus clientes conseguem levar um produto de qualidade, por um preço menor, aumentando vendas e, além disso, fortalecendo a marca do varejista.


4 - Fidelize o seu cliente


Você já deve saber que conquistar um cliente novo é extremamente trabalhoso e caro para a empresa.


Philip Kotler, um grande visionário consultor de Marketing, dizia: 'Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo'

Nesse sentido, fidelizar os antigos é uma estratégia de vendas no varejo bastante efetiva.

Isso acontece porque o cliente atual já foi convencido a comprar em sua empresa.


Basta que ele continue lá. Desse modo, é preciso investir em um bom pós-vendas para que ele saia completamente satisfeito da experiência.


Além disso, há inúmeras maneiras para fidelizar um consumidor, como a realização de eventos exclusivos dentro das lojas.


Cabe a você desenvolver as melhores ações levando em consideração o perfil do seu consumidor.


Lembre-se de que um cliente fidelizado é capaz de promover a sua marca de forma orgânica, por meio do tradicional (e ainda eficaz) marketing boca a boca.



5- Pratique o cross merchandising


Deixar sua loja organizada por categorias de produtos ajuda o cliente a localizar o que quer com mais facilidade.


Mas o cross merchandising é uma das estratégias para aumentar vendas no varejo que vai de encontro a essa ideia, misturando diferentes categorias de produtos na mesma sessão da loja.


O objetivo é sugerir sutilmente ao cliente a compra de um produto complementar quando ele estava buscando outro.


Assim, colocar sacos de carvão e pacotes de sal grosso perto das latas de cerveja leva o comprador a pensar em fazer um churrasco.


E se quando ele se dirigir ao açougue para comprar as carnes encontrar um conjunto de facas especiais para churrasco em oferta, pode-se ainda conseguir fazer uma venda adicional de um produto de alta margem de lucro.





42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page