No artigo anterior falei um pouco sobre Cross-merchandising e para enriquecer ainda mais suas estratégias no PDV vou tratar aqui sobre o Gerenciamento por Categoria, que resumidamente é um trabalho conjunto entre varejista e fornecedor para identificar a melhor categorização de produtos, e distribuição dos produtos no PDV, de acordo com a real necessidade do shopper.
Shopper é a pessoa que executa a compra na loja, não sendo necessariamente o consumidor final.
Por exemplo, na compra de fraldas o shopper é o pai ou a mãe e o consumidor final será o filho.
Uma observação IMPORTANTE:
Levando em consideração que o gerenciamento por categoria leva em conta dados do shopper (do real comprador da loja) identificamos aqui a real necessidade de um Software de Automação.
Não há outro elemento que possa te passar informações a respeito dos produtos que mais vendem e dos que menos vendem para só assim você observar o comportamento do consumidor correto e traçar estratégia de categorização que sem dúvida irá aumentar as vendas no estabelecimento.
"Os varejistas precisam de informações confiáveis para que a gestão por categoria possa funcionar adequadamente.
Dessa forma, investimento em Tecnologia e Sistemas são fundamentais para a coleta e organizar os dados uma vez que o gerenciamento por categoria é um processo fundamentado em análise intensiva de dados para tomada de decisões."
Livro: Logística e Gerenciamento de Cadeias de Abastecimentos; 2017; ed. Saraiva; Por Paulo roberto Bertaglia.
De qualquer modo continue a leitura comigo e entenda:
O que é Gerenciamento por Categoria;
A principal meta do Gerenciamento por Categoria;
Exemplificações de Gerenciamento por Categoria;
A necessidade presente em Gerenciar por Categoria;
Benefícios notáveis ao implantar o Gerenciamento por Categoria;
Tipos de Categorias (IMPORTANTE);
O que é Gerenciamento por Categoria?
O Gerenciamento por Categoria é uma metodologia presente no modelo ECR - Efficient Consumer Response.
Resposta Eficiente ao Consumidor.
Gerenciamento por Categoria é uma das técnicas usadas no merchandising de um ponto de venda no varejo e ambos termos usados acima são parte integrada do Trade Marketing.
A estratégia de Gerenciamento por Categoria exige que fabricantes, distribuidores e varejistas trabalhem unidos.
Na prática, é assegurar, com a apresentação atraente dos produtos, que a experiência do shopper no ponto de venda seja completamente satisfatória e que resulto, claro, em mais vendas.
Qual a Principal meta do Gerenciamento por Categoria?
Em suma a principal meta do gerenciamento por categoria é aumentar a lucratividade e claro, melhorar a experiência do cliente no ponto de venda.
Exemplificações de Gerenciamento por Categoria.
Vamos imaginar o seguinte: você está atrasado para um compromisso e precisa almoçar antes de sair de casa. o que te garante velocidade para você montar seu prato e comer?
Com certeza é a disposição que se encontram os talheres, garfos e pratos.
Este utensílios estando próximos e organizados para facilitar esse processo permite uma experiência agradável e até habitual neste momento.
Você precisa levar essa experiência para o seu ponto de vista. Você precisa fazer com que o que ele está buscando seja fácil, e não só isso, que outros produtos associativos estejam próximo para melhorar a sua experiência.
A necessidade presente em Gerenciar por Categoria.
A necessidade em Gerenciamento por Categoria surge num mercado altamente competitivo quando ter o melhor produto não significa está em vantagem.
É preciso identificar o posicionamento dos produtos objetivando a entrega de simplificação da compra, e simplificar a compra não quer dizer comprar melhor.
Benefícios notáveis ao implantar o Gerenciamento por Categoria.
Acredito que você consiga entender o real valor do gerenciamento por categorias, agora vou listar os benefícios para o varejistas:
Aumento do desempenho das vendas;
Ampliação da rentabilidade;
Fidelização do cliente que compra de fato;
Conquista de novos clientes;
Redução nos custos da operação;
Organização dos produtos facilitando a gestão de compras.
Maior controle do estoque
Ideias reais de estratégias para Gerenciamento por Categorização.
Tipos de Categorias.
Categorias são grupamentos de produtos formados por itens complementares ou substitutos para atender as necessidades do consumidor.
Por exemplo, a categoria de higiene é composta por produtos como condicionadores, sabonetes, hidratantes, entre outros.
As categorias são classificadas pelo papel que desempenham e pela sua capacidade de atrair clientes para a loja, sendo definidas como: Categoria Destino, Categoria Rotina, Categoria Ocasional e Categoria Conveniência.
DESTINO:
A loja é identificada pelo consumidor como o melhor lugar para a compra daquele produto.
Determinado ponto de venda fica em posição de destaque em relação a seus concorrentes, fazendo com que ela seja lembrada.
Exemplo: carnes, vinhos, pães.
ROTINA:
Fazem parte dessa categoria aqueles produtos que o consumidor identifica com a função de atendimento das compras de rotina do seu abastecimento normal do dia a dia.
Exemplo: arroz e feijão.
OCASIONAL:
Representam aqueles produtos que têm grande oscilação de venda durante o ano (vendas sazonais, de determinadas datas ou ocasiões).
Exemplo: ovos de Páscoa e panetone.
CONVENIÊNCIA:
Atendem desejos pontuais ou emergenciais de consumo.
A participação do pequeno varejista nessa categoria reforça sua imagem como uma loja mais completa.
Exemplo: pratos congelados, bebidas em geral, salgadinhos, etc...
É importante destacar que a mesma categoria poderá possuir classificações diferentes dependendo da loja e/ou da região, ou seja, em uma loja a categoria de bebidas poderá ser de destino e em outra poderá ser de rotina. Além disso, nada impede a evolução ou criação de novas categorias conforme as necessidades do cenário em questão.
Nos conte o que achou do Artigo, seu feedback é importante para melhorarmos o conteúdo.
Comments